A TOYOTA GAZOO Racing World Rally Team (TGR-WRT) enfrentou um dos maiores desafios da temporada no Rally de Itália, Sardenha, a sexta ronda do Campeonato Mundial de Ralis da FIA, que decorreu de 31 de maio a 2 de junho de 2024. Após vitórias consecutivas no Quénia, Croácia e Portugal, a equipa estava determinada a continuar a sua série de sucessos. Com apenas quatro pontos a separá-la da liderança na classificação dos construtores, a TGR-WRT teve uma performance impressionante, marcada por momentos emocionantes e reviravoltas inesperadas.
Dia 1: Ogier Arranca na Frente
O dia começou com o shakedown matinal e, após o almoço, os pilotos enfrentaram duas passagens por etapas desafiantes na costa norte, totalizando 77,82 quilómetros. Ogier foi o mais rápido na abertura da etapa Osilo-Tergu, deixando a concorrência para trás por 7,7 segundos. Apesar de perder alguma vantagem na etapa seguinte, Ogier recuperou o ritmo na segunda passagem por Osilo, terminando o dia com uma vantagem de 4,5 segundos sobre Ott Tänak da Hyundai. Takamoto Katsuta teve um início sólido, ficando em quarto lugar, enquanto Elfyn Evans terminou o dia em sexto, apesar de enfrentar problemas com os pneus.
Dia 2: Ogier Mantém a Liderança
O sábado foi o dia mais longo do rally, com 149 quilómetros competitivos sem paragem ao meio-dia. Ogier enfrentou um contratempo quando um pneu se soltou da jante, mas recuperou rapidamente para manter a liderança. Durante a tarde, mostrou um desempenho excecional, vencendo três etapas consecutivas e aumentando a sua vantagem para 17,1 segundos. Katsuta, infelizmente, teve de abandonar a prova devido a problemas de transmissão. Elfyn Evans, após um início difícil, subiu para o quarto lugar, mantendo-se consistente nas etapas exigentes e ficando bem posicionado para ganhar pontos importantes.
Dia 3: Um Final Dramático
O último dia do rally foi marcado por uma batalha intensa entre Ogier e Tänak. Com apenas 6,2 segundos a separá-los, tudo se resumiu à Power Stage final. Ogier parecia estar no caminho certo para a vitória até que um problema com um pneu nos últimos quilómetros custou-lhe preciosos segundos. No final, Ogier e o copiloto Vincent Landais ficaram em segundo lugar, apenas 0,2 segundos atrás de Tänak, numa das chegadas mais renhidas da história do WRC. Apesar da deceção, Ogier subiu para o quarto lugar no campeonato de pilotos. Evans terminou em quarto na geral, somando pontos valiosos, enquanto Katsuta fez um bom tempo na Power Stage após o seu retorno.
Conclusão: Pódio para a TOYOTA GAZOO Racing World Rally Team
O Rally de Itália, Sardenha, foi uma prova de resistência e superação para a TOYOTA GAZOO Racing World Rally Team. Apesar do final dramático, a equipa mostrou resiliência e determinação. Ogier e Evans conseguiram importantes pontos no campeonato, e o desempenho dos pilotos no WRC2, com o GR Yaris Rally2, demonstrou a força e a profundidade da equipa. A TGR-WRT continua focada em alcançar a liderança na classificação dos construtores, levando a emoção do rali a novos patamares a cada evento.
Classificação Final
- Ott Tänak/Martin Järveoja (Hyundai i20 N Rally1 HYBRID) – 3h06m05.6s
- Sébastien Ogier/Vincent Landais (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) +0.2s
- Dani Sordo/Cándido Carrera (Hyundai i20 N Rally1 HYBRID) +2m25.8s
- Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) +2m37.8s
- Grégoire Munster/Louis Louka (Ford Puma Rally1 HYBRID) +6m42.9s
- Sami Pajari/Enni Mälkönen (Toyota GR Yaris Rally2) +7m13.4s
- Yohan Rossel/Benjamin Boulloud (Citroën C3 Rally2) +7m45.7s
- Jan Solans/Rodrigo Sanjuán (Toyota GR Yaris Rally2) +7m52.7s
- Martin Prokop/Michal Ernst (Škoda Fabia RS Rally2) +10m05.4s
- Kajetan Kajetanowicz/Maciej Szczepaniak (Škoda Fabia RS Rally2) +10m09.3s
- Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) +41m28.1s
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